quarta-feira, 14 de outubro de 2020

1957 DOC BRAZIL

JAN



 



NOV 4TH






NOV

O filme da TV TUPI - Rio de Janeiro - 1957
No dia 07/11/1957 Hilton Gomes – repórter da TV TUPI junto com o cinematografista Ortiz Rubio correram para a Lagoa Rodrigo de Freitas – já noite – para filmarem uma luz estranha que se movimentava nas proximidades do Morro do Corcovado – próximo a imagem do Cristo Redentor. Iniciaram a filmagem e o ponto de luz central e principal deslocou-se para alguns quilômetros indo para a região da Pedra da Gávea. Da referida Lagoa é possível se ver a Pedra da Gávea e a filmagem também foi feita da luz central movendo-se acima daquela famosa montanha. O filme rodava a 1/16 de segundo e a luz estava sobre a pedra numa distância mínima e 3.000 metros – (linha reta, possivelmente até mais). Mais tarde a TV TUPI interrompeu sua programação para mostrar o filme que havia sido filmado pouco antes.
Ao ver o filme quadro-a-quadro o resultado foi inesperado e espantoso; aparecia sempre uma bola central – mas a bola se desdobrava em duas e as duas em quatro; algumas vezes formavam "cachos de uvas" – elas pareciam proceder como se sabe que as células procedem multiplicando-se. Algumas bolas ficavam negras em fração de segundos e logo voltavam para ser de luz. 
Clique nas imagens para ampliar.

Observem que os discos voadores estão sempre acompanhados pelo o que Fernando Cleto chama de sondas protetoras. 
Com apoio de um Físico foram feitos alguns tipos de cálculos sendo que o principal foi calcular as velocidades das sondas de luz que cortavam os quadros no espaço de 1/16 de segundo quando estava sobre a Pedra da Gávea numa distância mínima de 3.000 metros da câmera fotográfica. A verdade é que o filme veio mostrar que estávamos diante de algo que estava muito acima de nossa compreensão.
Nesta ocasião Fernando Cleto defendeu a idéia de que sempre que aparecer um Disco Voador - a nave principal estará protegida por uma rede formada por pequenas, sondas em velocidades não vistas pelos nossos olhos. Só em câmara lenta como no caso do avião tucano.


 
Reportagem do Jornal O Dia sob o título "Enigma Extraterrestre" em março de 1972.
Abaixo, cópia do jornal O Dia que fala sobre o acontecimento. Clique nas imagens para ampliar.


LAGOA DE FREITAS














0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial